#5 DICA PARA UMA IMUNIDADE MAIS FORTE

01 Apr 2020 one comment daniela Categories Blog, Publicações, Receitas

Se desejamos usufruir uma boa saúde, cuidar o aparelho digestivo é fundamental. É possível fazer mudanças profundas no nosso organismo se mudarmos a condição do trato digestivo, principalmente dos intestinos e da sua flora intestinal – a famosa microbiota. O nosso intestino é povoado por milhares de bactérias, que se forem benéficas, isto é, se fizerem parte da nossa flora intestinal natural, nos ajudam a ter mais saúde reforçando o sistema imunitário. Infelizmente, os maus hábitos alimentares modernos tendem a destruir a flora intestinal, fazendo com que os microorganismos saudáveis sejam mortos e substituídos por outros indesejáveis. Sem as bactérias benéficas vivas que o intestino precisa para manter-se em equilíbrio, não há sistema imunitário forte.

PROBIÓTICOS NATURAIS

Uma solução fácil e deliciosa para este problema é adicionar alimentos probióticos e/ou fermentados na nossa alimentação, ajudando a repovoar o nosso intestino!

Os alimentos fermentados beneficiam o sistema digestivo de três formas:
– Fornecem enzimas e vitaminas que ajudam na assimilação dos alimentos
– Repovoam a flora intestinal com bactérias, tornando-nos mais saudáveis
– Auxiliam a produção moléculas de assimilação fácil, porque o alimento já está “desdobrado”.

Acho que podemos adquirir o bom hábito de ingerir alimentos fermentados de boa qualidade todos os dias. Idealmente, a todas as refeições. É importante referir que deve escolher alimentos cujo processo de fermentação seja realizado de forma natural, e não produtos que tiveram o processo de fermentação acelerado por químicos, pois esses não são benéficos para o organismo.

De forma a garantir a qualidade do seu alimento fermentado, o melhor mesmo é fazê-lo em casa. Assim garante a qualidade do fermentado e que de facto está cheio de bactérias benéficas, com o benefício de poupar a carteira, porque sai infinitamente mais barato fazer do que comprar pronto.

Existem mil e uma forma de fermentar, umas mais rápidas que outras. Fica aqui uma receita, para começarem já. Simples, fácil e que todos podem fazer.

SALADA PRENSADA DE COUVE CORAÇÃO

As saladas prensadas são uma preparação fermentada, conhecida por pickles de sal.

Ingredientes:
– 1 Couve coração
– Sal marinho

Corte a couve em tirinhas, o mais fino que conseguir. Coloque numa taça, salpique com sal e prense e mexa com as mãos. Coloque tudo a prensar até a hora de servir. Quanto melhor for prensada e mexida, menos sal é necessário. Encaixe um prato que seja um pouco menor que a taça em cima dos vegetais. Ponha algo suficientemente pesado em cima do prato para que os vegetais sejam comprimidos com firmeza (um frasco de feijões costuma funcionar). Mantenha a pressão durante 2 horas.

Na hora de servir, solte com dois pauzinhos e sirva como complemento da sua refeição.

Dica: Pode fazer esta mesma receita com outras couves e até mesmo com raízes cortadas em juliana (fina). O processo de libertação liberta líquido, não o exclua, pois, está cheio de bactérias boas que farão toda a diferença no seu trato digestivo.

Se fizer uma boa quantidade, pode guardar num frasco, quanto mais apertado ficar melhor, continua a prensar, com líquido e tudo. Se quiser que a fermentação continue coloque num local escuro e fresco. Se já estiver bom para si. Coloque no frigorífico. Quanto mais longa a fermentação, mais bactérias benéficas vamos ter no nosso preparado.

Uma verdadeira imunidade constrói-se dia-a-dia, todos os dias.
Atreve-te a ser diferente!
Vive consciente.

Comentários em “#5 DICA PARA UMA IMUNIDADE MAIS FORTE

Deixe-nos o seu comentário!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *