#4 DICA PARA UMA IMUNIDADE MAIS FORTE

30 Mar 2020 one comment daniela Categories Blog, Publicações, Receitas

Tenho partilhado algumas dicas para uma imunidade mais forte, sempre no sentido que chegue a todas as pessoas e que seja fácil e exequível. Existem muitos, mas muitos remédios caseiros, alguns com ingredientes menos comuns, mas como não são de fácil acesso a todas as pessoas não os vou referir.

Hoje, a minha dica vai para a alimentação de uma forma genérica, pois esta é a melhor forma de robustizar o nosso sistema imunitário. Esta precisa de ser equilibrada, saudável e de nutrir o nosso corpo físico da melhor forma, para que ele tenha todas as ferramentas para fazer face aos desafios que a vida nos traz.

O nosso corpo físico precisa de três elementos fundamentais: hidratos de carbono (combustível das nossas células, de preferência proveniente de cereais integrais), fibras e vitaminas (frutas e produtos hortícolas) e proteínas (preferencialmente de origem vegetal, como são exemplo as leguminosas). Tudo o demais pode ser para enriquecer (ou não) a nossa alimentação e providenciar que nenhum nutriente falte na nossa alimentação. Uma das minhas regras é comer local e sazonal, e preferencialmente biológico. Outra é variar. Não existem alimentos que sejam proibidos, mas existem escolhas do que comer de uma forma consciente, percebendo o que cada alimento faz no nosso ser.

Trilhar o caminho para uma vida mais saudável e consequentemente ter um sistema imune mais forte, na maioria dos casos, não precisa de ser um processo rígido, mas é preciso manter o equilíbrio ao longo dos dias. Ter as proporções do que deve colocar no prato é um óptimo guia, que nos ajudará dentro ou fora de casa.

UM PRATO EQUILIBRADO TODOS OS DIAS

Um prato equilibrado, para grande parte das pessoas, deve ser confeccionado com muito Amor e estar dividido da seguinte forma: 50% vegetais, 25% cereais integrais, 20% proteína, preferencialmente vegetal, e 5% de criatividade e condimentos que tornam a alimentação e a vida mais apetitosa.

Um prato com uma composição deste género fornece ao nosso organismo todos os macro e micronutrientes de que necessitamos, para manter o nosso corpo cheio de vitalidade e com uma boa imunidade. A isto apenas acrescento incluir alimentos fermentados, mas esse será o tema de amanhã.

Aconselho vivamente a redução ou até mesmo evitar o consumo de açucares simples e de absorção rápida, como bebidas alcoólicas, açúcar de cana, sumos, refrigerantes, produtos processados, bolos de pastelaria, no nosso dia-a-dia e particularmente nesta fase desafiante em que nos encontramos, porque estes acidificam o nosso meio interno e prejudicam a nossa imunidade. O mesmo princípio se aplica aos lacticínios e produtos de origem animal, que também acidificam o nosso corpo e por esse motivo devemos minimizar o seu consumo. Para quem esta medida for muito custosa, reduza pelo menos a quantidade. Comam apenas 1/3 do que costumam fazer. O resultado será muito compensador.

Esta é uma “receita” simples, que pode ser seguida por todos.

Uma verdadeira imunidade constrói-se dia-a-dia, todos os dias.

Atreve-te a ser diferente!
Vive consciente.

Comentários em “#4 DICA PARA UMA IMUNIDADE MAIS FORTE

Deixe-nos o seu comentário!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *