#1 DICA PARA UMA IMUNIDADE MAIS FORTE

Março 24, 2020 sem comentários daniela Categories Blog, Publicações, Receitas

Decidi começar a partilhar algumas receitas e artigos, no sentido de inspirar e ajudar a uma ementa consciente e natural, que reforce o sistema imunitário e nos torne mais fortes para fazer face aos dias que estamos todos a viver.

Eu vivo no interior do país e sei que existem alimentos que por vezes são difíceis de encontrar perto de casa. Como a recomendação para todos é ficar em casa, vou tentar partilhar receitas simples, com ingredientes fáceis de adquirir, sempre com ênfase nos produtos locais, sazonais e de preferência biológicos.

A primeira receita é limão quente com mel e se conseguirem com um pouco de gengibre.

Esta mistura ajuda-nos a manter a hidratação pois estamos a beber líquidos, é super reconfortante e provoca impulso suave no sistema imunológico.  Esta bebida é naturalmente calmante e anti-inflamatória.

Os limões ajudam a fortalece o sistema imunológico por serem ricos em vitamina C e em potássio, que estimula o cérebro e o sistema nervoso. O ácido ascórbico, presente nos limões, tem efeito anti-inflamatório e é usado em casos de asma e outras condições respiratórias. Contêm também saponinas com propriedades anti-microbianas que ajudam a combater constipações e gripes.

O mel é um produto natural obtido a partir do néctar das flores e das excreções das abelhas. Este alimento é tem vários benefícios como é exemplo acção anti-microbiana, capaz de impedir o crescimento ou destruir micro-organismos e assim proteger contra doenças. Possui também acção antioxidante e pré-biótica (modificando o balanço da microbiota intestinal, estimulando o crescimento e/ou a actividade de micro-organismos benéficos).

O gengibre possui propriedades anti-sépticas, pelo que a utilização desta raiz  pode ser benéfica em casos de constipações e gripes.

LIMÃO QUENTE COM MEL E GENGIBRE

Ingredientes:

– Sumo de 1 limão

– 1 colher de chá de mel

– 1 colher de chá de gengibre ralado

– água morna

Coloque o sumo de limão num copo com a colher de mel e o sumo de gengibre (que obtém espremendo a pequena porção que tem). Adicione água morna e beba.

Nota:  É importante que a água esteja morna e não a ferver, para não perder as propriedades dos alimentos. Por exemplo a Vitamina C degrada com a temperatura, quanto mais quente estiver a água menos vitamina C terá a nossa bebida. Muitas das propriedades do mel e do gengibre também se perdem com temperaturas elevadas. Se estiver morna, será reconfortante e terá o efeito que deve.

Por conter sumo de limão, não lave a boca imediatamente após beber esta bebida. É importante deixar a saliva envolver o esmalte dos dentes para ajudar a neutralizar o ácido e evitar a erosão e o escurecimento dos dentes. Espere pelo menos 30 minutos para lavar os dentes.

Atreve-te a ser diferente!

Vive consciente!