Celebração além da comemoração

Janeiro 18, 2023 sem comentários daniela Categories Blog, Publicações, Receitas

Eu adoro celebrar. E vejo que em todos os dias há motivos para a celebração. Naturalmente cada aniversário marca um início de um novo ciclo, um novo ciclo cheio de novas potencialidades.

Celebrar a vida é, para mim, muito importante. É uma das práticas que me ajuda diariamente a honrar o dom da vida, a agradecer aquilo que sou, que tenho e que é, e que me ajuda também nos meus processos de maior dor e desafio. Nem sempre é fácil celebrar, mas todos os dias lembro-me que estou a bater o meu record pessoal de número de dias consecutivos viva. E isso, por si só, já é motivo de celebração.

Celebrar não tem de ser em euforia, pode ser de forma calma e serena. Celebrar pode ser visto  como mais do que apenas comemorar. É um estado de Ser que pode ser activado a qualquer instante.

Lembrei-me de escrever sobre isto porque a maioria das vezes associamos a celebração apenas a festas e a eventos, a comemoração. Mas, para mim a verdadeira celebração é muito mais do que isso. Celebrar é estar grato.

Claro que celebrar aniversários é importante, pois marca o início de um novo ciclo. No entanto é de notar que existem momentos difíceis em que não temos vontade de celebrar, mas é precisamente nesses momentos que honrar e celebrar a vida pode fazer toda a diferença. Fui enfermeira 20 anos no IPO do Porto, vi muitas situações que me levavam agradecer a dádiva da vida. É giro ver de forma retrospectiva, como em cada situação podemos sempre ver algo positivo e estar gratos.

Agradecer para mim faz parte da celebração. Lembro-me que estava em viagem na altura que o meu pai partiu para a vida maior.  Nós nunca fomos muito próximos, desde os meus 6 anos, deixamos de ter contacto e fui conhecê-lo já tinha mais de 36 anos. Apesar de toda a ausência, sei que fez o melhor que sabia e agradeço-lhe de coração parte do dom da vida. Por isso celebrei genuinamente a sua passagem honrando essa dádiva. Quando estamos gratos por algo nas nossas vidas conseguimos celebrar genuinamente. Para mim a gratidão é uma forma de celebração. A gratidão brota do profundo do nosso ser, do nosso coração e ajuda-nos a aceitar a vida tal como ela é, perfeitamente imperfeita.

Agradecer e Celebrar pode realmente ajudar-nos a curar processos em nós e nas nossas vidas, e pode ajudar-nos também a lidar com os desafios. Nos momentos mais desafiantes agradecer pode não ser fácil, mas é forma de aceitação, pois tudo tem sempre um propósito.

Convido-vos a activar de forma consciente a Celebração nas vossas vidas. Experimentem celebrar diariamente e observar os efeitos dessa práctica. Celebrar não significa ignorar a dor, tapar com alegria a tristeza que sentimos. Celebrar é estar grato por algo, pela dádiva da vida e por todos os ensinamentos que ela encerra.

Celebro agradecendo do fundo do meu coração a inspiração para todos estes artigos que aqui encontras, todas estas partilhas têm sempre algo que inspira e ajuda alguém por isso devemos estar gratos. Celebro a continua partilha e aprendizagem.  Celebro agradecendo.

Como o nosso ser, se alimenta de várias formas e nas suas mais variadas esferas. Já alimentamos o corpo mental com a leitura, os corpos emocional e espiritual com a vibração que passamos a sentir com a gratidão. Falta alimentar o corpo físico. Como eu amo comida e estamos também a celebrar com festa e alegria, segue uma receita de um bolo que tenho a certeza fará as delícias de todos vocês. Imaginem só… brownie sem ovos, sem leite, sem açúcar de cana e sem farinha.

Segue o link para te deliciares com esta receita.

BROWNIE

Vive Consciente!

Daniela Ricardo