Compressas de Sal – Alívio de dores

20 Feb 2021 no comments daniela Categories Blog, Publicações

A dor é sempre algo indesejado e que causa grande desconforto, seja ela aguda ou crónica. A presença de algum tipo de dor física leva a alteração do nosso estado de humor e prejudica / altera o relacionamento com os demais. Ultimamente, são várias as pessoas que me contactam com dores  dores menstruais (dismenorreia) e até com dores crónicas musculares (resultantes de contracturas) que necessitam de ajuda para o alívio desta condição física.

As compressas de sal, como eu gosto de chamar, embora existam pessoas que as apelidam de emplastro de sal, são uma boa opção para o alívio de dores musculares e articulares crónicas, assim como para dores de estômago, dores abdominais tipo cólica, dores menstruais e até em casos de diarreia.

O processo é bastante simples e está ao alcance de todos.

Ingredientes:

  • 1/2 kg de sal grosso
  • 1 fronha de travesseiro
  • 1 toalha

Procedimento:

Toste ½ kg de sal grosso, numa frigideira de aço inox até este ficar muito quente. Coloque o sal quente num saco espesso de algodão ou numa fronha. Embrulhe o saco numa toalha espessa de algodão e aplique sobre a área afectada. Aqueça o sal sempre que este arrefecer. Guarde o sal, pode-o usar mais do que uma vez, contudo, quando o sal começa a ficar cinzento já não guarda o calor por ter sido usado muitas vezes, por isso deve ser substituído.

Notas:

  • Não toque no sal para avaliar a sua temperatura. Corre o risco de se queimar.
  • Aperte ou dobre bem a fronha para evitar que algum cristal de sal caia sobre a pele e queime.
  • Não apanhe frio após a compressa quente.
  • Não faça esta compressa quente em dores provocadas por lesões ou traumas. Nesta situação aplique gelo e procure um médico.

Atreve-te a ser diferente.
Vive consciente!

Daniela Ricardo