Cozinha das Emoções

09 Nov 2020 no comments daniela Categories Blog, Cozinhar com Amor, Publicações

Escrever nunca foi um objectivo meu, mas confesso que é algo que adoro fazer. Se o meu primeiro livro surgiu por acaso, por estar a adaptar receitas que aprendi, nas viagens que faço com a Zen family nos mais diversos destinos do mundo, a uma alimentação mais consciente e natural, o mesmo não posso dizer dos seguintes e muito menos deste.

Escrever o “Cozinha das Emoções” foi um desafio proposto a mim mesma. Fui enfermeira em oncologia durante 20 anos. Fui e ainda sou terapeuta de Shiatsu, embora neste momento a pratica desta terapia esteja restrita à família. Sou professora e consultora de alimentação consciente e natural e sigo muitos clientes nesta área de aconselhamento alimentar, pelos mais diversos problemas. Sou chef, sem restaurante e estrelas Michelin porque adoro a liberdade de poder me deslocar para onde a vontade ditar e porque para mim comer é mais do que que um prazer sensorial.

A alimentação para mim é tudo ou tudo é alimentação. Quando compreendemos que nós habitamos pelo menos 4 corpos em simultâneo – o físico, o mental, o emocional e o espiritual – percebemos que existem várias formas de nos alimentarmos. E que a forma de alimentar um desses nossos corpos vai influenciar todos os outros e vice-versa.

O desafio a que me propus foi o de escrever um livro sobre algo que vejo e sinto que é comum a todos nós, que afecta todos os seres humanos e sobre a qual existe uma relação importante que é a alimentação e as emoções. É algo que está sempre presente em todas as actividades que desenvolvi até hoje e é algo que todos nós ansiamos saber como lidar com elas.

Este é um tema difícil de abordar e que pode levar muitas pessoas a pensar que encontraram a solução para todos os seus problemas emocionais. O que não é verdade. Não há mezinhas milagrosas. E o que funciona para um, pode não funcionar para outro. Todos somos diferentes, apesar de parecermos todos iguais.

As emoções são reflexos naturais diante de acontecimentos, são uma resposta física ou química comandada pelo cérebro humano.

Os sentimentos são uma consequência das emoções e são sentidos por cada pessoa de acordo com a sua experiência, personalidade, cultura e criação, podendo ser definidos como a observação das emoções e das reacções provocadas por elas. As emoções são reflexos inconscientes do ser humano e os sentimentos são mais conscientes e relacionados com a avaliação das emoções. São complementares porque as emoções vividas dão origem aos sentimentos.

Existem muitas, mas muitas teorias acerca das emoções e da quantidade de emoções básicas que cada ser humano vive.

Eu utilizo o Ciclo das 5 transformações como modelo para explicar as emoções básicas, que na minha perspectiva são cinco: alegria, nojo, tristeza, medo e ira. Uma para cada transformação ou cada elemento, podendo ser combinadas umas com as outras, pois nunca estamos numa fase estática estamos sempre em constante transformação, em movimento.

O que pretendo mostrar com este livro é que a relação entre as nossas emoções, a alimentação, os nossos comportamentos, o nosso corpo e os ciclos da vida estão intimamente ligados. Uns influenciam os outros. Para isso é preciso compreender que nós somos mais que o corpo físico que conhecemos, é preciso compreender as 5 emoções básicas e como elas se conjugam dando origem a outras emoções, que cada emoção básica está ligada a uma qualidade energética (as 5 transformações) e essa qualidade energética a um órgão.

Este não é um típico livro de cozinha, embora encontre nele muitas receitas. Não é um livro de auto-ajuda, se bem que compreender muitos mecanismos das nossas emoções nos ajude a conhecer um pouco de nós próprios. Não é um livro de saúde e bem-estar, mas o seu conteúdo quando aplicado tem esse efeito nas nossas vidas. Não é um livro de filosofia, mas reflecte um pouco a minha filosofia de vida, as minhas reflexões, as minhas experiências.

Este livro é uma mescla de tudo isso, tal como nós somos uma mescla de tudo o que vivemos, sentimos, pensamos, comemos…

Ao longo do livro encontrará muitas receitas, posturas de Yoga, exercícios Makko-Ho (são compostos por posturas de alongamento, cada postura está associada a um par de meridianos), pontos de acupressão, reflexões, remédios caseiros e histórias reais (com nomes fictícios).

O lançamento do livro foi na sexta-feira, dia 16 de Outubro 2020, data a partir da qual se encontra à venda em todo o país, nos locais habituais.

Preparei muitas surpresas para vos dar ao longos dos dias, como conversas interessantes com diversas pessoas, de diferentes áreas profissionais, desde humoristas, astrólogos, professores de Feng Shui, Professores de Yoga e meditação,… que tiveram em algum momento um papel importante na minha vida.

Beijinhos com Amor…

Daniela Ricardo

Deixe-nos o seu comentário!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *