Dieta do Arroz Integral – uma forma de limpar o corpo
Muitas têm sido as questões acerca da dieta do arroz, que decidi escrever sobre o assunto.
A dieta do arroz integral, ou dieta n°7, como é conhecida no meio macrobiótico, consiste em consumir unicamente cereais integrais durante 10 dias, o tempo necessário que necessitamos para uma renovação do plasma sanguíneo. Podemos comer outros cereais em vez do arroz integral, como a cevada, aveia, millet, trigo sarraceno, mas o arroz integral tem o poder particular de limpar a fundo os nossos tecidos – é o cereal do intestino grosso e dos pulmões.
Apesar da dieta original demorar 10 dias, muitas vezes recomendo 3 a 5 dias de arroz e os restantes dias de reajuste alimentar lento.
Como fazer?
O cereal (arroz integral) deve ser cozinhado em água com um pouco de sal marinho integral, e nada mais. A proporção que eu mais gosto é uma chávena de arroz, duas de água e assim que começa a ferver reduzo o lume para o minimo e tapo. Demora cerca de 40 minutos a cozinhar, pelo que podes cozinhar quantidade suficiente para todo o dia.
Usa pouco sal porque pode produzir demasiada sede. Não uses nenhuma gordura (óleo, azeite), temperos, ervas, especiarias, etc. A dieta do arroz integral além de provocar uma limpeza profunda do organismo, ajudando a eliminar toxinas que sempre acumulamos, é como um retiro espiritual, um jejum para os sentidos.
Uma das regras de ouro a praticar é a de mastigar muito bem cada porção de comida (o ideal entre 50 a 100 vezes). O mastigar além de pré digerir adequadamente o alimento, estimula a glândula pituitária, ajudando o processo global do “jejum”.
Os primeiros dias são os mais difíceis, o 2º e o 3º em particular, pois tal como no jejum parece sempre que falta algo. Pode ocorrer até alguma irritação, sinal de que o fígado está a limpar também. Ao 4º dia começamos a sentir-nos leves e a partir do 5º dia o pensamento é mais claro e lúcido.
Em cada refeição é aconselhável: 1 tigela de arroz integral, do tamanho que vos for confortável – ou outro cereal integral – e 1 taça de chá. Mastiga o mais que puderes, em silêncio se possível, concentrado no que estás fazer. Aproveita este momento como um momento meditativo, com atenção plena.
Podes fazer o número de refeições que te for confortável, sempre com o mesmo cardápio (arroz integral).
Como retornar à dieta habitual?
O retorno à nossa dieta habitual deve ser gradual para não perdermos os benefícios obtidos . Seja qual for o número de dias de dieta de arroz 3, 5, 7 ou 10 devem sempre fazer 3 a 4 dias de reajustes da seguinte forma:
· 1º dia reajuste: cereal integral + sopa de miso + vegetais no vapor
· 2º dia: o mesmo do1º dia + fruta cozida
· 3º dia: o mesmo 2° dia de reajuste e acrescentar uma porção proteína (de preferência vegetal) e temperos.
· 4º dia: o mesmo 3° dia de reajuste, podendo até começar a ter mais variedade no prato.
Lembra-te que este tipo de dieta é para fazer durante um tempo limitado. Pois é usado para induzir um processo de limpeza no organismo. Não deve ser usado no dia-a-dia pois não possui todos os nutrientes necessários para uma vida e saúde equilibradas. Pode ser comparada a um jejum. Não irias fazer um jejum todos os dias da tua vida pois não?
Estas limpezas acompanhadas de uma alimentação consciente e natural são o segredo para uma vida saudável e vibrante.
Espero que tenha esclarecido.
Vive Consciente.
Daniela Ricardo