Granola para o Verão
Granola para o Verão
Granola é uma mistura de flocos de cereais, frutos secos e sementes com um adoçante, de preferência natural, que vai normalmente tostar no forno, e, por isso, adquire uma textura crocante e completamente viciante. Este é um artigo que escrevi para a plataforma Simply Flow By Fátima Lopes.
A história da granola
A receita original foi criada em 1863 pelo médico americano James Caleb Jackson, que, segundo reza a história, acreditava que todos os males tinham origem no estômago, isto é, na comida que se ingere. Na altura, este médico, decidiu criar uma mistura de cereais saudável e nutritiva para os pacientes do seu sanatório. Fez, então, umas barritas de cereais com uma farinha, cozeu-as no forno e desfez em pedaços pequenos, voltando-as a levar ao forno. Não foi um sucesso imediato, até porque só era possível comer estas barritas desfeitas depois de um dia de molho num líquido! Esta foi, no entanto, a primeira granola.
A versatilidade da granola
O que eu adoro nestas misturas de cereais e sementes é que podemos adaptar as receitas às diferentes estações do ano e dessa forma ajudarmos o nosso corpo a adaptar-se com mais facilidade. Na minha perspetiva não devemos comer a mesma coisa todo o ano. Introduzir a componente variedade é importante para podermos fornecer ao nosso corpo variedade de nutrientes e energias.
A granola de Verão deve ser diferente da granola de Inverno. No Verão precisamos de ajudar o nosso corpo a expandir, a adaptar-se ao calor. Precisamos de trazer frescura e leveza, enquanto no Inverno acontece precisamente o contrário.
As granolas são tão fáceis de fazer, embora requeiram algum tempo, por isso recomendo que a façam ao fim-de-semana. Assim durante a semana terão sempre à mão um pequeno-almoço rápido e prático, que basta adicionar um bebida vegetal e frutas frescas e está pronto a comer.
Granola de Verão
Esta é uma excelente forma de ingerir cereais integrais ao pequeno-almoço, para quem não tem tempo para cozinhar. Para esta granola de Verão vamos usar flocos de cereais e cereais expandidos, para a sua composição ser mais leve e permitir a expansão desejada. Assim vamos usar millet expandido, um cereal de Verão e flocos de espelta, mais característicos da Primavera por ter uma energia ascendente que dá origem posteriormente ao movimento de dispersão em todas as direcções. Como fruto seco usaremos pinhões e como sementes as de girassol, ambos característicos desta altura do ano, embora o primeiro o tenhamos tradição de comer no Natal. As frutas vamos usar frescas em vez de desidratadas, tal como a estação pede.
Grau de dificuldade: fácil
Tempo de preparação: 25 min
Rendimento: 10 porções
Validade: em embalagem hermética 1 mês.
Sem lactose – Vegan
Ingredientes:
- 4 chávenas de chá de flocos de Espelta (grossos);
- 2 chávenas de chá de millet expandido;
- 1/2 chávena de chá de pinhões;
- 3/4 chávena de chá de sementes de girassol;
- 2 colheres de sopa de óleo de grainha de uva (ou outro de origem vegetal);
- 6 colheres de sopa de geleia de arroz (ou outro adoçante natural).
Preparação:
Misture os flocos de Espelta, as sementes de girassol, os pinhões e coloque-os num tabuleiro que vá ao forno, forrado com papel vegetal. Acrescente a geleia de arroz e o óleo de grainha de uva a esta mistura e leve ao forno.
Cozinhe a granola durante cerca de 20 minutos, a 180ºC ou até quando estiver levemente dourada, mexendo-a de 10 em 10 minutos para não torrar.
Depois de remover do forno, deixe arrefecer acrescente o millet expandido e coloque a granola num recipiente fechado e guarde-a à temperatura ambiente.
Sirva com fruta fresca, como morangos, alperces, mirtilos e a sua bebida vegetal favorita.
Fica delicioso, fresco e nutritivo!
Dica: para que o millet expandido fique mais crocante podemos tostá-lo ligeiramente numa panela seca, em lume brando, enquanto a granola está no forno.
Atreve-te a ser diferente!
Vive consciente!
Atreve-te a ser diferente!
Vive consciente!
Daniela Ricardo aBiofamily