RECEITA: Granola De Inverno
A granola de Inverno que proponho é com cereal integral, bem típico para o tempo frio, para nos dar energia e ajudar na contracção para que o calor não saia dos nossos corpos. Vamos usar trigo sarraceno em grão, um cereal que nos facilita suportar e adaptar ao frio, por esse motivo tão usado em países como a Rússia. Como frutos secos usaremos as nozes e as avelãs, e como sementes as de abóbora e as de linhaça dourada. Vamos usar também um toque de canela e de gengibre em pó, para activar a circulação e nos aquecer a partir de dentro. Quanto às frutas, já sabem que prefiro as da estação, nesta altura do ano não há muita variedade, mas entre o que se encontra da época e as frutas desidratadas, vou variando o mais que posso para aumentar a palete de nutrientes que disponibilizo ao meu corpo.
Ingredientes:
- 500g de trigo sarraceno em grão
- 1 chávena de chá de nozes
- 1 chávena de chá de avelãs
- ½ chávena de chá de sementes de abóbora
- ½ chávena de sementes de linhaça douradas
- 2 colheres de sopa de óleo de pevides de abóbora (ou outro de origem vegetal)
- 6 colheres de sopa de geleia de arroz (ou outro adoçante natural)
- 1 colher de sobremesa de gengibre em pó
- 1 colher de sobremesa de canela em pó
Misture o trigo sarraceno com as sementes de abóbora, as oleaginosas, a canela e o gengibre. Coloque tudo num tabuleiro que vá ao forno, forrado com papel vegetal. Acrescente a geleia de arroz, o óleo de pevides de abóbora a esta mistura e leve ao forno.
Cozinhe a granola durante cerca de 20 minutos, a 180ºC ou até quando estiver levemente dourada, mexendo-a de 10 em 10 minutos para não torrar.
Depois de remover do forno, deixe arrefecer acrescente as amoras brancas e vermelhas desidratadas, ou outras frutas desidratadas a seu gosto. Coloque a granola num recipiente fechado e guarde-a à temperatura ambiente.
Sirva com a sua bebida vegetal favorita e se for do seu agrado acrescente fruta fresca da época.
Fica delicioso, fresco e nutritivo!
Dica: Eu misturo as frutas desidratadas só na porção que vou comer, assim posso criar mais variedade.