Daniela Ricardo

RECEITA: Granola De Outono

Bolachinhas de Aveia

A granola de Inverno que proponho é com flocos de cereais e cereais expandidos, para a sua composição ser mais leve e ainda não muito contractiva. Assim vamos usar arroz expandido, um cereal de Outono e flocos de aveia, mais característicos da do Outono/Inverno por ser um cereal com um teor de gordura um pouco superior aos outros, o nos facilita suportar e adaptar ao frio. Como fruto seco usaremos as nozes e como sementes as de abóbora, ambos característicos desta altura do ano. As frutas vamos as desidratadas, tal como a estação pede, pois tem uma energia de contração, como são exemplo as amoras brancas e vermelhas desidratadas.

 

Ingredientes:

  • 4 chávenas de chá de flocos de Aveia (grossos)
  • 2 chávenas de chá de arroz expandido
  • 1/2 chávena de chá de nozes
  • 3/4 chávena de chá de sementes de abóbora
  • 2 colheres de sopa de óleo de grainha de uva (ou outro de origem vegetal)
  • 6 colheres de sopa de geleia de arroz (ou outro adoçante natural)
  • 1/2 chávena de chá de amoras brancas desidratadas
  • 1/2 chávena de chá de amoras vermelhas desidratadas

Misture os flocos de Aveia, as sementes de abóbora e as nozes. Coloque-os num tabuleiro que vá ao forno, forrado com papel vegetal. Acrescente a geleia de arroz, o óleo de grainha de uva a esta mistura e leve ao forno.

Cozinhe a granola durante cerca de 20 minutos, a 180ºC ou até quando estiver levemente dourada, mexendo-a de 10 em 10 minutos para não torrar.

Depois de remover do forno, deixe arrefecer acrescente o arroz expandido, as amoras brancas e vermelhas desidratadas. Coloque a granola num recipiente fechado e guarde-a à temperatura ambiente.

Sirva com a sua bebida vegetal favorita e se for do seu agrado acrescente fruta fresca da época.

Fica delicioso, fresco e nutritivo!

 

Dica: para que o arroz expandido fique mais crocante podemos tostá-lo ligeiramente numa panela seca, em lume brando, enquanto a granola está no forno.