Sabores do Viajante

13 Jan 2020 no comments daniela Categories Blog, Cozinhar com Amor, Publicações

Ainda hoje me recordo da sensação de ver o meu primeiro livro à venda, em Fevereiro de 2016. Recordo que a sensação era de algo quase irreal, como se estivesse a ver um filme em que um dos protagonistas era eu. O meu primeiro livro aconteceu de uma forma muito fluida, natural e sem saber que estava a surgir. Tudo teve início com as viagens que comecei a fazer à volta do mundo com o meu marido, o Luís Baião, e a sua Zen family.

Sempre gostei de cozinhar, e a alimentação consciente e natural faz parte da minha vida há mais de quinze anos, muitos anos antes de começar a escrever. Em viagem, descobri que estava já a fazer mentalmente transformações aos pratos que provava, de forma a torná-los mais condizentes com a minha filosofia de vida. Foi a partir dessa adaptação, dos pratos que aprendi e provei em viagem, a uma alimentação mais consciente e natural, com recurso a produtos locais e sazonais, que surgiu o livro “Viagens da Comida Saudável”.

O meu segundo livro, “Cozinhar com Amor”, foi mais consciente. O objectivo foi o de mostrar que é fácil comer desta forma, que qualquer um o pode fazer e que cozinhar é uma forma de amar. Para isso, convidei alguns amigos para participarem no livro e escolhi apenas receitas fáceis que qualquer pessoa pode fazer. O resultado foi fabuloso. O feedback que recebo todos os dias de pessoas comuns, que muitas vezes estão a dar os primeiros passos na cozinha, é o de que as receitas são fáceis, saem bem e são deliciosas. É a melhor coisa que podemos ouvir.

O culminar do sucesso deste livro foter sido galardoado com um Gourmand Cookbook Award, em Maio de 2018, um prémio internacional que o distinguiu como um dos melhores livros do mundo de receitas fáceis. De repente, ali estava eu, uma ilustre desconhecida no mundo da cozinha internacional a receber um prémio, na China – o local escolhido para a cerimónia. O mais lindo é que ainda hoje o livro continua a ser um sucesso.

Sabores do Viajante

Passaram quase quatro anos, e eu, que não tinha planeado sequer escrever um livro, já estou no terceiro. Neste novo livro, o tema volta a ser o das viagens. Tenho viajado imenso por todo o mundo com a Zen family, da qual agora faço parte como facilitadora das viagens, e feito descobertas que não posso deixar de partilhar com todos vocês. Este livro é para todos. Mesmo para todos. Para os amantes de viagens, para os amantes de cozinha, para pessoas inexperientes e para chefs, que dominam todas as técnicas.

O importante é ir para a cozinha e cozinhar

O importante é a viagem através das partilhas e depois através dos sabores. Para mim, o importante é ir para a cozinha e cozinhar. Quando comecei, umas vezes saía bem, outras vezes saía mal, mas o mais importante é que cozinhava. No início com mais esforço, mas com o tempo passa a ser muito mais fácil, havendo até espaço para os imprevistos e para a improvisação. São as experiências, boas e menos boas, que nos ensinam. Assim é na vida, assim é na cozinha.

O mundo mudou muito desde 2016, pelo menos para mim. Agradeço a todos os que abrem a porta das suas casas e me deixam entrar com a minha alimentação consciente e natural. Agradeço-vos através de cada página deste livro.

Este não é um típico livro de cozinha, também não é um típico livro de viagens. Tudo se mescla e se combina. Apesar de ser defensora de uma alimentação consciente e natural, e de existirem alguns alimentos que opto por não usar, não posso afirmar que sou fundamentalista. Se o fosse, não conseguiria viajar. Não tenho uma guerra declarada ao glúten (do trigo), aos lacticínios, à carne e ao açúcar, mas optei por não os incluir na minha alimentação, porque percebo que não os ingerir favorece o equilíbrio do nosso organismo.

Ao longo deste meu novo livro viajará por vários países e encontrará dicas de viajante, assim como receitas com sabores e inspiração dos locais que visitei, para serem feitos cá, com produtos locais e sazonais.

Para este livro elegi destinos tão fascinantes como o Butão, a Patagónia Argentina, Bali na Indonésia, Japão, a bela Itália e vários destinos de norte a sul do nosso Portugal. Misturando notas e fotos pessoais das viagens com dicas e curiosidades, apresento-vos receitas com ingredientes fáceis de encontrar e instruções simples que nos conduzem a uma alimentação saudável e a uma vida mais feliz e consciente.

Espero que gostem dele tanto quanto eu.

Atreve-te a ser diferente!

Vive Consciente!

Deixe-nos o seu comentário!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *